terça-feira, 7 de outubro de 2014

Impeachment pela chapa

O programa de Aécio Neves nunca havia se preocupado com o Meio Ambiente. Quem poderá dar este suporte? Sim, ela mesma: Marina Silva. Sim: os dois, lado a lado.

Marina Silva estuda a possibilidade de apoiar Aécio Neves sem ser contraditória com seu discurso de "nova política". Nada mais revolucionário do que acrescentar a "sustentabilidade" no programa de Aécio Neves, que se preocupa com questões bem menos importantes, como a inflação e o baixo crescimento do país. Outra questão relevante é que Aécio Neves tem pouquíssima empatia com os tucanos de São Paulo. Marina Silva, paradoxalmente, seria a agregadora de membros do mesmo partido: ela convenceria José Serra a se dedicar integralmente à campanha de Aécio Neves.

Ao se lembrar de José Serra, lembrei de definir os nomes para a chapa de Aécio Neves. Com o apoio de Marina Silva, é possível fazer este exercício futurístico. Marina Silva seria a ministra do Meio Ambiente. Armínio Fraga já está nomeado como ministro da Fazenda. Nomearia Joaquim Barbosa como ministro da Justiça. José Serra tem histórico de desistências de cargos. Marina Silva poderia fazê-lo desistir do Senado e nomeá-lo como ministro da Saúde. Quem mais? João Doria Jr. no ministério das Comunicações, Bernardinho no ministério dos Esportes, Neca Setubal no ministério da Educação.

Outra vantagem de Marina Silva - aliás, a sua maior vantagem - é que sua imagem não é associada diretamente ao PT, ainda que tenha sido integrante do partido por mais de vinte anos. Todas as marcas do PT, como a corrupção despudorada e o aparelhamento da máquina pública, nunca foram associadas a ela. Marina Silva e Aécio Neves também concordam com o fim da reeleição, estendendo o mandato presidencial a cinco anos. A reeleição foi criada por Fernando Henrique Cardoso. Ele, aliás, está empolgadíssimo com a ideia da chapa entre ambos. Sempre me preocupo quando FHC está empolgado. Em 2006, ele havia se empolgado com a possibilidade de uma espécie de "impeachment pelo voto" a Lula. Agora, ele está coberto de razão: a possibilidade de "impeachment pelo voto" a Dilma Rousseff é bem mais palpável.

Recentemente, Armínio Fraga divulgou o programa de governo de Aécio Neves. Afirmou que pretende fazer uma reforma tributária e implementar uma espécie de IVA Nacional, agregando o ICMS com PIS, Cofins e IPI. Outro aspecto positivo do apoio de Marina Silva a Aécio Neves é o caráter humano o qual ela agrega à chapa. Armínio Fraga e Aécio Neves custam a perceber que o brasileiro não está interessado em bobagens como a responsabilidade fiscal ou o superávit primário. O brasileiro está preocupado se ele está autorizado a ir trabalhar de carro ou de bicicleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário